NOTÍCIAS

Cessão de tempo dedicada ao Dia dos Povos Indígenas acontece na Assembleia Legislativa do Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

19.abr.2023 13:28h
img
Foto: Danilo Mello

O Dia dos Povos Indígenas, comemorado nesta quarta-feira (19), foi marcado pela presença de representantes de várias etnias, no plenário Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que participaram de Cessão de Tempo, a pedido do deputado Roberto Cidade (União Brasil), para a manifestação de lideranças dos povos originários a respeito da luta pelos seus direitos.

O deputado Sinésio Campos (PT) saudou os indígenas presentes, pela diversidade e luta pela demarcação das suas terras. “Pelo direito à telefonia, pelo direito a uma saúde digna, pelo direito à educação, não somente daqueles que estão morando nas suas comunidades, mas como também pelos que moram em Manaus”, defendeu.

A coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas no Amazonas, Maria Baré, subiu à tribuna para dizer que estão sendo realizadas reuniões, visando construir um plano, que será entregue ao Governo do Estado e também à Aleam. “O plano será muito importante no direcionamento de recursos orçamentários”, afirmou.

Em seu pronunciamento, o diretor-presidente da Fundação Estadual do Índio (FEI), Sinésio Trovão, agradeceu ao presidente Roberto Cidade pela Cessão de Tempo e relatou que durante a semana, o Governo Estadual reuniu 66 etnias com o objetivo de melhorar o diálogo entre os indígenas e o Poder Executivo. “Quero solicitar que a Assembleia Legislativa olhe para a nossa Fundação, para que possamos construir uma política que realmente atenda as demandas dos povos indígenas, pois sem o apoio da Aleam, não conseguiremos avançar”, defendeu.

O presidente das Organizações Indígenas do Alto Rio Negro, Marivelto Baré, também falou na Cessão de Tempo sobre o Dia dos Povos Indígenas. “Encaminho um pedido de mudança no nome da FEI, que passe a ser Fundação Estadual dos Povos Indígenas. Peço que os parlamentares estaduais nos ajudem a efetivar as políticas de Estado pelos povos indígenas, pois até agora não os conselheiros de educação indígena nem foram nomeados. Da mesma forma, é preciso que o Amazonas auxilie na proteção dos territórios, pois as fronteiras estão tomadas pelo narcotráfico e ninguém faz nada”, denunciou.

O dirigente solicitou aos deputados, a destinação de Emendas Impositivas para a FEI pois, segundo ele, o orçamento da fundação é deficitário. Os deputados Sinésio Campos, Dr. Gomes (PSC), Carlinhos Bessa (PV), Comandante Dan (PSC) e Alessandra Campêlo (PSC) anunciaram a destinação de R$ 1 milhão cada um em emendas.

Skip to content