NOTÍCIAS

Juíza Andréa Medeiros é homenageada na Assembleia Legislativa do Amazonas com a medalha Ruy Araújo pela deputada Mayra Dias

Por Carlos Alexandre

23.nov.2024 17:59h
img
Foto: Tadeu Rocha

A deputada estadual Mayra Dias (Avante) homenageou na sexta-feira (22/11) a juíza Andréa Jane Silva de Medeiros com a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a medalha Ruy Araújo.

A magistrada foi reconhecida por sua atuação em prol da cidadania nas comunidades indígenas do Vale do Javari, contribuição para o direito ao voto dos povos originários e a colaboração na tradução da Constituição Federal à língua Nheengatu. A juíza, que atuava na 5ª Vara Criminal da Comarca de Manaus, compõe hoje o núcleo de magistrados da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia.

Mayra Dias destacou a trajetória inspiradora da juíza, natural de Parintins, enfatizando seu compromisso com a justiça, inclusão social e defesa dos povos indígenas.

“Esse reconhecimento traduz sua luta pela dignidade e pela justiça nos rincões mais distantes da nossa região. Em nome de todas as mulheres que batalham por um futuro mais justo, agradeço por ser uma inspiração incansável de coragem e determinação para todos nós”, declarou a parlamentar.

A solenidade contou com depoimentos emocionados de amigos, familiares e autoridades.

A juíza Rebeca Lima, falando em nome dos colegas magistrados, expressou admiração pela homenageada. “Tenho muito orgulho de você. A frase mais perfeita para você, Andréa, é: ‘De Parintins para o mundo ver’, e o mundo realmente vê Parintins e o Amazonas através de você”, avaliou.

O pai da juíza, o ex-deputado estadual Geraldo Medeiros, destacou o papel da família como base de sua trajetória. “A família é minha maior riqueza e você é nosso orgulho”, afirmou ele, emocionado ao comemorar também 65 anos de matrimônio ao lado de sua esposa, Norma Medeiros.

O prefeito de Parintins, Bi Garcia, enalteceu a representatividade da magistrada. “Como prefeito da cidade, sinto muito orgulho da competência que marca sua vida e que agora é reconhecida por todo o Estado do Amazonas”, afirmou.

O deputado federal Saullo Vianna ressaltou a amizade e parceria com a família Medeiros e elogiou o trabalho da magistrada. “A senhora ainda tem muito a contribuir, não apenas para o Amazonas, mas para todo o Brasil”, afirmou.

Emocionada, Andréa Medeiros iniciou sua fala citando a toada “Tempo de Trapiche”, do Boi Caprichoso.

“Esses versos cantam o que vive em mim a cada instante e marcam presença onde quer que eu esteja. Sinto-me honrada pela escolha e agradecida pela deferência, deputada”, declarou.

Representando o governador Wilson Lima, o chefe da Casa Militar, coronel Fabiano Bó, elogiou a dedicação da magistrada. “A senhora coloca amor em tudo o que faz. Não escolhe missão, vai lá e trabalha. Esse segredo do sucesso, de ouvir e agir com amor, tem lhe rendido tantos bons resultados”, acentuou.

A homenagem foi encerrada com a apresentação do cantor e compositor Chico da Silva, que dedicou à magistrada a canção “Amazonas, meu Amor”.

Skip to content