NOTÍCIAS

Procuradoria da Mulher da Aleam apoia empoderamento feminino e realiza curso Bonecaria da Amazônia

Por Emanuel Mendes Siqueira

26.mar.2025 11:00h
img
Foto: Assessoria de Comunicação

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, nesta quarta-feira (26/3), o curso Bonecaria da Amazônia, ação da deputada Alessandra Campelo (Podemos) e do presidente da Casa Legislativa, deputado Roberto Cidade (UB), dentro do programa de apoio às mulheres empreendedoras. A atividade acontece das 8h às 17h, na Escola do Legislativo.

A responsável por ministrar o curso foi a professora Vanda Amaral. Ela é amazonense, formada na área da Educação em Normal Superior, pós-graduada em Educação do Campo e Especialista em Negócios da Floresta. Vanda Amaral é CEO e fundadora da “Bonecaria da Amazônia”, além de ter notabilizado como criadora da boneca de pano “Flor de Tucumã”, um marco entre os itens do tipo na Região Norte.

“A bonequinha Flor de Tucumã nasceu dentro da Universidade do Estado do Amazonas, como tema do projeto de conclusão de curso e foi inspirada nas lembranças de infância de Vanda”, explicou a deputada Alessandra, ressaltando que na época não existia uma identidade da beleza amazônida nas bonecas de pano, brinquedo que é um dos preferidos da infância das meninas.

A boneca Flor de Tucumã é uma obra 100% autoral e personalizada e possui exemplares exclusivos espalhados por toda Amazônia, estados do Brasil e em diversos países como Suíça, Austrália, Portugal e Inglaterra. Hoje é vendida e exportada por intermédio de uma loja virtual chamada @bonecariadaamazonia.

Sobre o curso

A capacitação tem duração de 10 horas e beneficiará 30 mulheres, todas costureiras oriundas de diversas zonas de Manaus. O curso da professora Vanda Amaral terá aula teórica, modelagem, montagem e execução de exemplares únicos de bonecas de cada aluna.

Além da qualificação, as mulheres têm acesso a orientações sobre o programa Crédito Rosa, do Governo do Amazonas (Seas e Afeam), e a uma palestra com o tema “A Mulher e o Empreendedorismo”, ministrada por Roberta Veras Antônio, especialista em Finanças e Empreendedorismo, Educadora Financeira e integrante do Conselho da Mulher Empreendedora.

Parceira do Legislativo 

Neste mês de março, a professora Vanda Amaral recebeu o Diploma Mulher Cidadã Amazonense, concedido pela Aleam, por ser pioneira na confecção de bonecas artesanais com beleza amazônica e por colocar seu projeto à disposição da Procuradoria Especial da Mulher. O objetivo da parceria é dar às mulheres vítimas de violência atendidas pelo órgão a esperança de dias melhores e oportunidade de trabalho e renda. As alunas do curso serão novas empreendedoras no ramo da bonecaria artesanal.

 

Skip to content