NOTÍCIAS

Comandante Dan reconhece avanços do DNIT, mas pede celeridade

Por Assessoria de Comunicação

24.abr.2025 15:11h
img
Foto: Assessoria de Comunicação

Nesta quinta-feira (24/4), o deputado Comandante Dan (Podemos) e um grupo de parlamentares estaduais se reuniu com o superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), engenheiro Orlando Fanaia, para tratar de diversos assuntos ligados à atuação da instituição no Amazonas. Na pauta, pavimentação da BR-319; auxílio emergencial à população de Apuí, Humaitá e do distrito de Matupi, reconstrução das pontes do Curuçá e do Autaz-Mirim, portos do interior e obra da Manaus Moderna. Comandante Dan, que lidera o movimento “Soluciona BR” reconheceu que houve avanços, mas pede celeridade na ação.

“Não tenho dúvida que houve um salto qualitativo na ação do DNIT, inclusive em termos de relacionamento, mas ainda sinto falta de celeridade nas providências, para que se tornem efetivas. Questionamos principalmente a pavimentação, ao que sugerimos a utilização da lei de consócios, para a assinatura de um termo que comprometa os governos estaduais, municiais e o federal com o trabalho para a trafegabilidade da BR. O auxílio às populações do Sul do Amazonas e a reconstrução das pontes do Curuçá e Autaz-Mirim também foram alvo de nosso questionamento”, afirmou o deputado Dan.

A reunião aconteceu na sala de reunião do gabinete da presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com a presença do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União Brasil), e dos parlamentares Mário César Filho (União Brasil), Wilker Barreto (Mobiliza) e Thiago Abrahim (União Brasil), além do deputado Comandante Dan. O superintendente Fanaia declarou que em 2025 serão pavimentados 52 quilômetros da BR-319, que já estão licenciados ambientalmente, devendo os demais 350 quilômetros serem feitos em 2026. Ele sugeriu que o questionamento do deputado Comandante Dan sobre o consórcio fosse reencaminhado ao Ministério dos Transportes.

Sobre a assistência às populações do Sul do Estado, Fanaia afirmou que já foi decretada emergência e contratação de duas balsas em sistema de carrossel está em andamento. As balsas deverão atender exclusivamente o transporte de cargas a Apuí e Humaitá. Em relação às pontes, o superintendente declarou que as vigas metálicas já estão sendo feitas para a estrutura do Curuçá, que deverá ser entregue ainda este ano. No Autaz-Mirim houve modificação de projeto. Uma nova reunião foi marcada para maio. Os deputados deverão finalizar um requerimento indicativo de pleitos ao DNIT, a ser entregue antes do novo encontro.

 

 

 

 

Skip to content