NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa realiza palestra sobre diabetes nesta terça, 22/10

Por Diretoria de Comunicação

21.out.2024 15:21h
img
Foto: Assessoria de Comunicação

Nesta terça-feira, 22 de outubro, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) irá realizar a palestra “Diabetes e Bem-estar”, com o objetivo de compartilhar conhecimentos para melhor gerenciamento da doença, promovendo habilidades necessárias para o autoconhecimento. O evento é uma parceria da Diretoria de Saúde e da Escola do Legislativo Senador José Lindoso e acontecerá a partir das 9h, no auditório Senador João Bosco, e disponibilizará certificado de participação de 3 horas.

O diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o organismo não é capaz de produzir ou absorver insulina, um hormônio que regula a glicose no sangue. Sua classificação é dividida em tipos 1 e 2. O primeiro ocorre, geralmente, na infância ou adolescência, em consequência da destruição das células que produzem a insulina. Já o segundo refere-se à resistência à insulina e atinge principalmente adultos acima do peso ou com histórico familiar de Diabetes Mellitus (DM) tipo 2. Outros tipos de diabetes podem surgir durante a gestação ou por defeitos genéticos.

As palestrantes, a endocrinologista, Priscilla Lago, e, nutricionista, Daniele Belota, ambas do quadro clínico do Centro de Saúde Carlos Avelino, da Diretoria de Saúde da Aleam, irão tratar sobre os fatores de risco, como tabagismo, obesidade, alimentação não saudável, consumo de álcool e inatividade física.

As especialistas irão apontar também sobre as mudanças comportamentais que previnam a doença ou contribuam para o controle.

O diretor de Saúde da Aleam, Arnoldo Andrade, chamou atenção para o crescimento do diabetes no país, principalmente por conta da obesidade e o sedentarismo.

Segundo dados de abril de 2024, da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), 10,2% da população brasileira possui diabetes, representando cerca de 20 milhões de pacientes.

“É preciso fazer uma reflexão sobre como se tratar, alimentar, lidar com os problemas do dia a dia, praticar atividades físicas, porque disto depende uma vida e um envelhecimento com saúde”, apontou Andrade.

 

Skip to content