NOTÍCIAS
Duas Cessões de Tempo marcaram as atividades no plenário Ruy Araújo, durante a Sessão Ordinária, desta quarta-feira (26/3), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A campanha “Março Lilás”, voltada para conscientização sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino; e a valorização dos profissionais de engenharia agronomia das Instituições Federais de Ensino (IFEs).
De iniciativa do deputado George Lins (UB), a primeira Cessão de Tempo foi em favor dos médicos Higino Figueiredo, cirurgião oncologista, e Helliamara Teles, ginecologista. Os especialistas informaram que o câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
Higino Figueiredo ressaltou a importância do espaço para discussão, e falou do objetivo de sensibilizar o poder público sobre a necessidade da vacinação contra o vírus Papilomavírus Humano (HPV) e da vacina nonavalente. Atualmente, é oferecida a vacina quadrivalente, para meninas de 9 a 13 anos, e o médico defende a oferta também da vacina HPV nonavalente, também conhecida como Gardasil 9, que é uma vacina que protege contra nove tipos do HPV.
“Em países do primeiro mundo, esta vacina já conseguiu erradicar o câncer de colo uterino”, informou o médico, afirmando o empenho dos profissionais da saúde para que as mulheres amazonenses também tenham acesso à esta vacina. O câncer de colo uterino é o que mais acomete as mulheres amazonenses, segundo dados da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), daí a necessidade de investimentos na principal forma de combate deste tipo de câncer, que é a vacinação, apontou o médico.
Já a médica Helliamara chamou atenção também para a importância da conscientização e principalmente para a realização de exames preventivos, que asseguram o diagnóstico precoce.
“A conscientização impacta diretamente no diagnóstico precoce, e assim as mulheres, principalmente as do interior do estado, não cheguem à FCecon em um estágio muito avançado da doença”, explicou a médica.
Profissionais de Engenharia e Arquitetura
Em seguida, aconteceu mais uma Cessão de Tempo, em favor do coordenador regional da Associação Nacional de Engenharia e Arquitetura das Instituições Federais de Ensino (Engarquifes), Luiz Henrique Castelo de Souza. De iniciativa do deputado Sinésio Campos (PT), a Cessão de Tempo teve o objetivo de apresentar e debater propostas em defesa da valorização dos profissionais de engenharia e agronomia das Instituições Federais de Ensino (IFEs).
Engenheiro civil e servidor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Souza falou sobre a responsabilidade sobre a manutenção predial, promoção da garantia da qualidade dos serviços que são executados nas IFEs; além da elaboração de normas técnicas, dentre outros pontos.
“Nossa missão é promover infraestrutura, através da engenharia civil, levar educação aos quatro cantos do nosso estado”, apontou o Luiz Henrique, complementando que o objetivo é buscar a valorização salarial dos profissionais de engenharia e arquitetura dentro das IFEs, incluindo as universidades federais, escolas técnicas e institutos federais. “Hoje recebemos menos da metade do piso salarial da categoria”, destacou o representante dos servidores, informando ainda que além da questão salarial, buscam uma jornada de trabalho de 20horas semanais, visando reter os profissionais na missão de educar.
“Viemos aqui pedir apoio político para enfrentar essa situação de desprestígio que vivemos”, declarou Luiz Henrique, pedindo apoio dos parlamentares em relação às Emendas 123, 207 e 270 da Medida Provisória (MP) 1286/2024, que propõe a adequação da jornada de trabalho de engenheiros, agrônomos, arquitetos e urbanistas das IFEs para 20 horas semanais, com possibilidade de extensão para 40 horas com remuneração proporcional.
Av. Mário Ypiranga Monteiro, 3950 – Parque 10 de Novembro, Manaus/AM, CEP: 69050-030
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta – 08h às 14h
Fone: +55 (92) 3183-4444 / CNPJ: 04.530.820/0001-46
Av. Mário Ypiranga Monteiro, 3950
Parque 10 de Novembro, Manaus/AM
CEP 69050-030
Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta – 08h às 14h
Fone: +55 (92) 3183-4444
CNPJ: 04.530.820/0001-46