NOTÍCIAS
De iniciativa da deputada Joana Darc (UB), presidente da Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam), o Estado passará a contar com um projeto de ressocialização de galos de rinha, mais especificamente da raça Mura. Na última sexta-feira (23/2), integrantes da comissão tiveram uma palestra sobre o tema, com o médico veterinário e biólogo Dênio Garcia Silva de Oliveira.
Coordenador do Projeto “Ressocialização e Reintrodução de Galos Combatentes em seu Habitat”, do Centro Universitário de Formiga (Unifor), em Minas Gerais (MG), Dênio Garcia afirma que o projeto é um sucesso em MG, onde, em 4 anos de trabalho desenvolvido, já socializou mais de duas mil aves. O projeto surgiu em 2018.
“É um projeto inovador que surgiu para dar uma segunda chance a esses animais, e é considerado um sucesso, pois já foram aproximadamente mais de dois mil galos socializados, recebidos de rinha ou de demanda judicial. E estamos, agora, no Amazonas ajudando a implantar esse projeto para ressocializar essas aves capturadas em rinha”, disse.
Pioneiro na região Norte do Brasil
O Amazonas será o primeiro Estado a implantar o projeto na região Norte, sendo o segundo do Brasil. Além disso, o projeto será desenvolvido pela Comissão de Proteção aos Animais da Aleam, em conjunto com os demais órgãos de proteção à fauna.
Para a deputada Joana Darc, que também é médica veterinária, a implantação do projeto para o Estado é de extrema importância, principalmente após a ação conjunta do Batalhão de Policiamento Ambiental do Amazonas (BPAmb) e CPAMA que desmantelou uma rinha nacional de galos no ramal do Pau-Rosa, localizado na BR-174, no Amazonas, no dia 27/1, capturando mais de 80 animais.
“Com esse projeto e o treinamento prático de socialização de galos explorados em rinhas, vamos ter a possibilidade de mostrar que, sim, é possível eles conviverem juntos em plena harmonia. Vamos desmistificar a história de que isso é instinto, criada por pessoas cujo único objetivo é lucrar em cima do sofrimento desses animais”, defendeu.
A Lei Estadual nº 6.423/2023 proíbe a prática de brigas (rinhas) de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos no Amazonas.
Dênio Garcia
Dênio Garcia Silva de Oliveira possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Formiga – Unifor/MG (2005). Atualmente é professor titular do Unifor/MG e coordenador da Fazenda Laboratório da mesma universidade.
Mestre em Educação, Cultura e Organizações Sociais na Linha de Pesquisa em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Divinópolis (Funedi/UEMG), tem experiência na área de Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: condições higiênico-sanitárias, doenças transmitidas por alimentos e comercialização de carnes.
Doutor em Ciências Veterinárias, Dênio é perito credenciado pelo Ministério Público de Minas Gerais e Coordenador do Centro Veterinário de Acolhimento e Guarda de Animais (CVAGA).
Av. Mário Ypiranga Monteiro, 3950 – Parque 10 de Novembro, Manaus/AM, CEP: 69050-030
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta – 08h às 14h
Fone: +55 (92) 3183-4444 / CNPJ: 04.530.820/0001-46
Av. Mário Ypiranga Monteiro, 3950
Parque 10 de Novembro, Manaus/AM
CEP 69050-030
Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta – 08h às 14h
Fone: +55 (92) 3183-4444
CNPJ: 04.530.820/0001-46