NOTÍCIAS

Comandante Dan anuncia edição 2025 das Olimpíadas pela Paz

Por Assessoria de Comunicação

02.dez.2024 13:20h
img
Foto: Assessoria de Comunicação

Na Sessão Plenária desta segunda-feira (2/12), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) anunciou os dias 6, 7 e 8 de novembro de 2025 como a data para a realização da II Olimpíadas pela Paz. As primeiras aconteceram na Vila Olímpica de Manaus, no último sábado (30/11), abrangendo corrida e caminhada, jiu-jítsu masculino e feminino, futsal masculino, voleibol masculino e feminino e taekwondo masculino e feminino.

“Criamos as Olimpíadas pela Paz como uma celebração do mês de mobilização pela cultura da paz no Estado do Amazonas.  A Lei que cria o ‘Novembro Branco’ é de nossa autoria e está diretamente relacionada com a segurança e a ordem pública. Tenho sempre dito que não se constrói uma sociedade segura apenas com ações policiais repressivas. O coletivo dos cidadãos precisa querer e fazer por onde viver em paz e em segurança. Conscientizar a todos que essa construção coletiva é uma ação preventiva e necessária”, afirmou o deputado em seu pronunciamento.

A primeira edição das Olimpíadas pela Paz também incluiu competições artísticas, nas modalidades de dança, música (canto) e teatro. Ao todo, mais de 5 mil pessoas foram diretamente envolvidas nas competições e na realização do evento. A organização teve a preocupação de incluir os 61 municípios do interior, onde foram também realizadas caminhadas e corridas pela paz. Em alguns casos, times do interior também participaram das competições em Manaus, como foi o caso das campeãs do voleibol feminino, representantes do Careiro da Várzea.

“O ideal olímpico dos jogos da era moderna falam em promover a paz, a integração e a união entre os países, criar e expandir relações de amizade através do entendimento mútuo, praticar o esporte sem discriminação de qualquer tipo e adotar o fair-play. Isso tem tudo a ver com nossos propósitos para o ‘Novembro Branco’. Incluir os jovens, ocupando seus tempos de forma saudável, além de incluir os idosos, evitando o ostracismo social e a depressão, também estão entre os nossos objetivos. A edição de 2025 será ainda mais inclusiva“, afirmou Dan Câmara.

Skip to content