NOTÍCIAS
O deputado Dan Câmara (PSC) realizou na segunda-feira (27/03), na sede do Clube de Diretores Lojistas de Manaus (CDL), a quinta Audiência Pública para ouvir os cidadãos sobre tema Segurança Pública. De acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP/AM), a área conhecida como “Centro Histórico” é o terceiro bairro de Manaus com a maior incidência de crimes violentos.
A Audiência teve a presença de empreendedores do comércio e serviços e cidadãos que freqüentam a área. “O centro tem aspectos muito específicos e vemos a caracterização de desordem urbana e da falta de integração das diferentes esferas de poder, que levam a um estado de vulnerabilidade e violência”, declarou o parlamentar.
População em situação de rua; imóveis abandonados e invadidos e narcotráfico foram alguns dos problemas citados pelos empresários, que são obrigados a trabalhar em horário reduzido, fechando às 17h, pela sensação de insegurança.
Os investidores falaram sobre um esvaziamento do comércio, em razão dos inúmeros assaltos nas estações de ônibus e nas ruas mais movimentadas da área. “A população tem medo de vir ao Centro”, declarou um empreendedor que não quis ser identificado. Vários comerciantes mencionaram planos de mudança de área geográfica de seus negócios, por conta do estado geral do Centro.
Dan Câmara destacou a necessidade da incorporação do conceito da Defesa Social. “Não será apenas policiamento ostensivo que resolverá os problemas do Centro. Precisamos de políticas públicas urgentes de melhoramento urbanístico, que fazem uma enorme diferença no contexto geral”, disse. Ele mencionou ainda a necessidade de uma gestão integrada para o Centro e da inserção de dronnes e outras tecnologias na vigilância do perímetro urbano.
A Comissão de Segurança Pública da Aleam, presidida pelo parlamentar, encaminhará ao Governo do Estado um documento com os posicionamentos e pleitos do público do Centro.
Na próxima quarta-feira (29/03), haverá nova Audiência Pública sobre Segurança Pública, no município de Presidente Figueiredo (distante a 120 quilômetros de Manaus), às 14h, na Câmara Municipal da cidade, que concentra um número expressivo de crimes violentos.
Av. Mário Ypiranga Monteiro, 3950 – Parque 10 de Novembro, Manaus/AM, CEP: 69050-030
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta – 08h às 14h
Fone: +55 (92) 3183-4444 / CNPJ: 04.530.820/0001-46
Av. Mário Ypiranga Monteiro, 3950
Parque 10 de Novembro, Manaus/AM
CEP 69050-030
Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta – 08h às 14h
Fone: +55 (92) 3183-4444
CNPJ: 04.530.820/0001-46