NOTÍCIAS

Combate às queimadas, segurança pública e revitalização urbana do Centro Histórico em destaque nos discursos na Assembleia Legislativa

Por Diretoria de Comunicação

04.jun.2024 12:30h
img
Foto: Danilo Mello

Durante seu discurso, na sessão plenária desta terça-feira, 4/6, da Assembleia Legislativa do Amazonas, o deputado Adjuto Afonso (UB) destacou o lançamento da Operação Aceiro 2024, pelo governo estadual, que se antecipa às queimadas que ocorrem todos os anos no Sul do Amazonas.

A iniciativa resultou na entrega ao Corpo de Bombeiros de diversos equipamentos de combate ao fogo, além de enviar 14 veículos e 60 militares da corporação para 12 municípios do Sul do Amazonas e Região Metropolitana de Manaus (RMM).

Segundo o parlamentar estadual, a operação Aceiro é uma ramificação da Operação Tamoiotatá, a maior força-tarefa integrada já realizada pelo Governo do Estado na repressão de crimes ambientais, reunindo órgãos de segurança, salvamento e meio ambiente.

“A primeira fase da operação será integrada pelos municípios de Humaitá, Apuí, Lábrea, Boca do Acre, Manicoré, Novo Aripuanã, Maués, Canutama, Tapauá, Careiro, Manaquiri e Autazes”, informou.

Segurança

Já o deputado Comandante Dan (Podemos) informou o início das negociações do Governo com os profissionais de segurança pública sobre o pagamento da data-base da categoria, com intermediação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

As conversas, que contam com a participação do líder do Governo na Casa, deputado Felipe Souza (Patriotas), representantes das associações de servidores, o secretário de Governo Sérgio Litaiff Filho e o secretário de Segurança Pública, coronel QOPM Marcus Vinícius Oliveira de Almeida, têm como objetivo um acordo aceitável para todos os envolvidos.

“Começamos a tratar do pagamento da data-base e nesta terça-feira (4/6) reuniremos com os representantes das associações, pois acreditamos que estamos construindo uma solução aceitável a todos”, afirmou.

Centro Histórico

A situação atual do Centro Histórico de Manaus foi o assunto do deputado Rozenha (PMB), durante seu pronunciamento no plenário Ruy Araújo.

Segundo o parlamentar, a área está abandonada e entregue aos bandidos e adictos de drogas, e a solução é transformar os imóveis abandonados em moradias para pessoas de baixa renda.

“O Centro de Manaus guarda as histórias de nossas vidas, da atividade comercial do Amazonas. A Câmara dos Dirigentes Lojistas tem mapeado os lugares abandonados, que podem ser requalificados com a moradia. Precisamos de um projeto que abarque de forma efetiva para que o Centro possa gerar a receita que sempre gerou, que seja limpo e nos devolva o orgulho”, afirmou.