NOTÍCIAS
O deputado Comandante Dan (Podemos), presidente da Comissão de Segurança Pública da Aleam, ocupou a tribuna do Legislativo para dar visibilidade ao “Mapa da Segurança Pública 2024 – ano base 2023”, hospedado no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O estudo mostra que, em termos de quantidade total, Manaus é a terceira colocada entre os dez municípios que registraram o maior número de homicídios dolosos no país em 2023. O Rio de Janeiro foi o primeiro, 1.118, seguido por Salvador, com 986. A capital amazonense registrou 866 vítimas.
“Se considerarmos as populações das cidades e fizermos o cálculo para encontrar a proporcionalidade, Manaus ocupa o primeiro lugar na taxa de homicídios dolosos, 41,9 para cada 100 mil habitantes, seguida de Salvador (40,8/ 100 mil) e da capital fluminense (18/ 100 mil)” afirmou o parlamentar. Câmara esclareceu que o documento é uma referência, editado e distribuído pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e que não se pode fechar os olhos para ele. “Ao nos debruçamos sobre a informação, vemos que o Amazonas está em sexto lugar na taxa de homicídios dolosos (31,79 por 100 mil), mas a capital é a primeira, o que inclusive deve direcionar as ações e prioridades estratégicas da segurança pública, foram 866 crimes em Manaus e 387 no interior”, disse.
Manaus também aparece no “Mapa da Segurança Pública 2024 – ano base 2023” como a primeira colocada entre os municípios com os maiores números absolutos de lesões corporais seguidas de morte no Brasil, a primeira colocada em número de latrocínios, roubos seguidos de morte, a sexta em feminicídios e a oitava em mortes no trânsito ou em decorrência dele. Câmara mostrou, com os gráficos do estudo, que o Estado também aparece como o quarto colocado em taxa de lesões corporais seguidas de morte e o quarto em taxa de latrocínios, tendo como base 2023. “Não tenho dúvidas que vivemos uma crise e que estamos perdendo espaço para o crime organizado, os números de Manaus são muito acima da média nacional”, enfatizou.
Plano Emergencial
Dan Câmara defende, desde o início do mandato de deputado estadual, a adoção de um plano emergencial para o combate à violência. “Trata-se de uma reação imediata, com efeitos positivos para a sensação de segurança da população, que passa pelo envolvimento de todas as esferas de poder e pela contratação de concursados, chamamento do cadastro reserva, reconvocação de policiais da reserva aptos ao serviço e o uso das forças armadas na faixa de fronteira e na calha do Solimões, principal rota do narcotráfico e da pirataria dos rios”, salientou.
Ele finalizou defendo um esforço financeiro e fiscal do governo para o pagamento da data-base das forças de segurança. “Querer um bom desempenho de quem não recebe há quatro anos a reposição de perdas é cruel, tão cruel quanto o SEG, Serviço Extra Gratificado, utilizado nas corporações da segurança pública estadual para comprar as horas de folga dos trabalhadores”.
Para o deputado, é desumano lançar mão da necessidade de alguém que trabalha por plantão e comprar as horas de descanso, isso está adoecendo as pessoas e causando um aprofundamento ainda maior nos problemas de saúde mental de policiais militares e civis e de bombeiros militares. “E eles só aceitam se submeter a isso, porque há uma defasagem salarial enorme, temos uma tropa de 8 mil policiais militares, quando o previsto para a normalidade são 15 mil e com as forças de segurança sem receber data-base há quatro anos”, lamentou.
Av. Mário Ypiranga Monteiro, 3950 – Parque 10 de Novembro, Manaus/AM, CEP: 69050-030
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta – 08h às 14h
Fone: +55 (92) 3183-4444 / CNPJ: 04.530.820/0001-46
Av. Mário Ypiranga Monteiro, 3950
Parque 10 de Novembro, Manaus/AM
CEP 69050-030
Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta – 08h às 14h
Fone: +55 (92) 3183-4444
CNPJ: 04.530.820/0001-46