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“A situação do Porto de Parintins é uma vergonha”. A afirmação é do deputado Tony Medeiros (PSD), que usou, hoje (16), o tempo do Pequeno Expediente da Assembleia Legislativa para voltar a cobrar providências para que o porto do município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), seja reaberto o mais rápido possível.
Tony aproveitou para descarregar toda a culpa pela situação no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). “O DNIT no Amazonas não está cumprindo o seu dever para com o povo do interior, especialmente com a população de Parintins. Esse porto não pode continuar fechado, é preciso que as autoridades tomem uma providência, pois além do embarque e desembarque de passageiros, pelo porto passam os produtos que abastecem a cidade”, disse o deputado.
O parlamentar lembrou que enquanto o porto está fechado, a população que precisa se deslocar utiliza os portos alternativos e particulares. “Esses portos alternativos cobram taxas para embarque e desembarque, onerando ainda mais a já sofrida parcela da população que é obrigada a viajar de barco”, disse.
Outro ponto abordado pelo deputado foi a necessidade de infraestrutura para que o Estado busque o desenvolvimento. “Sabemos que o desenvolvimento passa necessariamente pela melhoria da sua infraestrutura portuária, por isso, novamente, volto a cobrar o DNIT para que resolva os problemas e reabra num menor tempo possível o Porto de Parintins. Já passou quase um ano e meio que ele está fechado. Isso é um absurdo”, ressaltou.
Finalizando seu discurso, Tony Medeiros disse que antes o porto era apenas um “trapiche” que apesar das dificuldades da época atendia os grande navios cargueiros chamados de “Loyds”. Atualmente nenhum transatlântico aporta na cidade por falta de segurança do porto. “Já foram gastos mais de vinte milhões de reais e não resolveram o problema e o porto continua fechado. Esse descaso não pode continuar”, concluiu o deputado Tony Medeiros.
O Porto
O Porto, orçado inicialmente em R$ 20 milhões, foi construído em 2004, sendo fechado por várias vezes para obras de reforma e manutenção. No último dia 27 de agosto completou um ano que parte do muro de contenção do Terminal Hidroviário de Parintins desabou, causando mais uma vez o fechamento do Porto.
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