PERFIL

DO DEPUTADO

Delegado Péricles

Delegado da Polícia Civil do Amazonas, Péricles Rodrigues do Nascimento nasceu no dia 27 de agosto de 1977, na capital amazonense. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o deputado estadual é casado com a advogada Dayana Ribeiro, e filho de uma professora e de um taxista.

Péricles é concursado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), onde atuou por seis anos, e pela Polícia Civil do Estado do Amazonas (PCAM). Iniciou carreira no Exército Brasileiro, onde atuou como oficial por oito anos. Na PCAM, esteve à frente de importantes delegacias, como a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), e no front de grandes operações policiais em combate ao crime organizado no Estado.

Eleito para o seu primeiro mandato em 2018, Péricles concorreu à reeleição em 2022. Em seu segundo mandato, na 20ª Legislatura Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, o deputado é presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). É Vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação (CCTCII). É membro das Comissões de Segurança Pública (CSEP), de Ética (CEP), de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (COMAPA) e de Obras, Patrimônio e Serviços Públicos (COPSP).

Desde seu primeiro mandato, Péricles tem ampla atuação na saúde, interior do Estado e educação. Na Saúde, o deputado estadual valoriza o trabalho “in loco”, com visitas técnicas aos hospitais e levantamento dos problemas enfrentados nas unidades hospitalares públicas no Amazonas para posterior monitoramento de respostas do Poder Público diante de demandas levantadas por ele.

Por amplo conhecimento adquirido durante o exercício de sua carreira policial, o deputado Péricles também encampa forte luta pela Segurança Pública do Estado. O parlamentar defende uma gestão eficiente, por meio da integração de tecnologia à segurança pública no combate à criminalidade. Péricles atua fortemente para a valorização das polícias e do Corpo de Bombeiros como caminho base para alcançar excelência no serviço prestado à população.

Somam-se às suas bandeiras, o melhoramento da educação nas escolas públicas e a ampliação das escolas militares; a segurança nas fronteiras; a melhoria do escoamento da produção rural e a defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Péricles Rodrigues do Nascimento

Manaus (AM)

27/08

deputado.delegadopericles@aleam.gov.br

(92) 3183-4427

  • Notícias
  • Proposições
  • Comissões
  • Agenda
Campanha ‘Marco Lilas da Aleam busca conscientizar sobre cancer de colo uterino Foto Alberto Cesar Araujo Aleam
13.03.25 16:22h
Campanha ‘Março Lilás’ da Aleam busca conscientizar sobre câncer de colo uterino
A campanha “Março Lilás”, voltada à conscientização sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de colo uterino, tem como objetivo sensibilizar as pessoas quanto à necessidade da prevenção e diagnóstico precoce desse tipo de câncer, além de orientar sobre onde e como realizar o tratamento. O câncer de colo uterino é o terceiro mais frequente entre a população feminina brasileira, e a quarta maior causa de mortes de mulheres por câncer no país. Procurando minimizar os dados negativos, pois no Amazonas é o tipo de câncer que mais mata mulheres em idade fértil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) instituiu no Estado, a campanha “Março Lilás”, por meio da Lei Ordinária nº 4.768/2019, de autoria do então deputado Luiz Castro. Centro Avançado de Prevenção Em 2024, os parlamentares da Aleam aprovaram o Projeto de Lei de iniciativa do Poder Executivo para criação do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), na estrutura organizacional da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), por meio da Lei Ordinária nº 7.290/ 2025. A inclusão de forma permanente do Cepcolu, na estrutura organizacional da entidade, partiu de Indicativo do deputado Delegado Péricles (PL). O Centro Avançado de Prevenção do Câncer de Colo do Útero do Amazonas, inaugurado no dia 10 de março, vai disponibilizar, de forma integralizada, a cirurgia de conização, procedimento que retira lesões pré-malignas do colo do útero, evitando a evolução para o câncer e o risco de óbito. “O Cepcolu será uma ferramenta essencial para a erradicação do câncer do colo do útero no Amazonas”, afirmou o parlamentar. A unidade foi viabilizada com mais de R$ 4,5 milhões em emendas parlamentares destinadas pelo deputado Delegado Péricles. O recurso garantiu a construção do prédio e também a compra de equipamentos que serão utilizados na prevenção da doença. “Nossas emendas possibilitaram a construção do complexo hospitalar e também a compra de materiais e equipamentos de última geração, que serão usados para salvar centenas de mulheres”, destacou o parlamentar. Obrigatoriedade Outra legislação aprovada pela Aleam é a Lei Ordinária nº5.817/2022, da então deputada Nejmi Aziz. A norma determina a obrigatoriedade de realização do exame de conização para prevenção e tratamento do câncer de colo uterino, mediante diagnóstico precoce. O exame consiste numa cirurgia de baixa complexidade para a retirada de lesões em forma de cone (daí a nomenclatura conização) do colo do útero causadas pelo papilomavírus humano (HPV). Graças à proposição, mulheres de todas as idades poderão ser submetidas ao exame para diagnóstico precoce da doença, tanto para a sua prevenção quanto para o tratamento imediato, facilitando a cura.
Ler mais
O combate ao cancer que mais mata mulheres no Amazonas ganha reforco com a inauguracao do Cepcolu Foto Marcio James
08.03.25 13:55h
O combate ao câncer que mais mata mulheres no Amazonas ganha reforço com a inauguração do Cepcolu
O Amazonas ganhará um importante reforço no combate ao câncer do colo do útero com a inauguração do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), no dia 10 de março, em Manaus. O hospital, o primeiro do tipo hospital-dia no Estado, foi construído para realizar cirurgias de conização, procedimento essencial para a retirada de lesões pré-cancerígenas. A unidade foi viabilizada com mais de R$ 4,5 milhões em emendas parlamentares destinadas pelo deputado Delegado Péricles (PL) ao longo dos últimos três anos. O recurso garantiu não apenas a construção do prédio, mas também a compra de equipamentos modernos que serão utilizados na prevenção da doença. “Nossas emendas não só possibilitaram a construção do complexo hospitalar, como também a compra de materiais e equipamentos de última geração, que serão usados para salvar centenas de mulheres. O que estamos fazendo é um marco histórico na luta contra o câncer do colo do útero. Estou muito grato a Deus por ser um instrumento dessa nova página da saúde no Amazonas”, destacou Delegado Péricles. O parlamentar também é autor do Indicativo que deu origem à Lei n.º 7.290, sancionada pelo Governo do Estado no dia 6 de janeiro, que anexou o Cepcolu à estrutura da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), fortalecendo ainda mais a rede estadual de combate ao câncer. Inauguração no Março Lilás A inauguração do Cepcolu acontece durante o Março Lilás, campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do câncer do colo do útero, doença que mais mata mulheres no Amazonas. Segundo dados da FCecon, cerca de 200 mulheres morrem anualmente no estado por conta dessa enfermidade, que é 100% evitável. “Não à toa escolhemos este mês para a inauguração do Cepcolu. Ele será uma ferramenta essencial para a erradicação do câncer do colo do útero no Amazonas, o quartel-general dessa batalha que um dia pareceu impossível de vencer. Mas juntos, nosso mandato, o Governo do Estado, por meio do governador Wilson Lima e de todos os secretários envolvidos, além da competente e atuante equipe da FCecon, liderada pelos incansáveis Dr. Gerson Mourão e Dra. Mônica Bandeira de Mello, mostramos que é possível”, comemorou Delegado Péricles. Ampliação da capacidade de atendimento Atualmente, a FCecon realiza cerca de 500 cirurgias de conização por ano. Com o Cepcolu em pleno funcionamento, a projeção é aumentar esse número para até 3 mil procedimentos anuais, garantindo que mais mulheres tenham acesso ao tratamento precoce. A unidade hospitalar contará com quatro consultórios, quatro salas cirúrgicas e um anfiteatro destinado a treinamentos, cursos e capacitações de profissionais da saúde. O Cepcolu está localizado ao lado da FCecon, no bairro Dom Pedro, Zona Oeste de Manaus. Serviço:  O quê - Inauguração do Cepcolu Quando - Segunda-feira, 10 de março Horário - 17h Local - Rua Campos Sales, esquina com a avenida Dom Pedro, bairro Planalto (Ao lado da FCecon)  
Ler mais
PL de Delegado Pericles assegura exame de mamografia de rastreio para mulheres a partir de 40 anos no Amazonas Foto Marcio James
26.02.25 15:04h
PL de Delegado Péricles ‘assegura’ exame de mamografia de rastreio para mulheres a partir de 40 anos, no Amazonas
A política de rastreamento precoce do câncer de mama no Amazonas pode ser alterada, caso o Projeto de Lei (PL) nº 142/2025, apresentado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), seja aprovado. Na proposta, o deputado estadual Delegado Péricles (PL) solicita a alteração da Lei nº 5.204, de 17 de junho de 2020, que regulamenta a realização de exames de mamografia para mulheres na rede estadual de saúde. De acordo com o PL de Delegado Péricles, ao invés de “priorizar” mulheres a partir de 40 anos com histórico familiar de câncer de mama ou nódulos, a Lei deve “assegurar” a realização do exame a todas as mulheres a partir dos 40 anos. A mamografia também deve ser “assegurada” para mulheres com histórico familiar da doença, mesmo antes dos 40 anos, caso haja indicação médica. Outro ponto abordado na proposta do parlamentar diz respeito à periodicidade do exame. O deputado pede que a mamografia seja realizada anualmente, algo que não está previsto no texto atual da Lei. “A detecção precoce do câncer de mama é a principal estratégia para reduzir a mortalidade da doença, possibilitando tratamentos menos agressivos e mais eficazes. Nossa proposta aprimora a Lei vigente, garantindo acesso universal e anual à mamografia de rastreamento, independentemente da presença de sintomas ou histórico familiar”, explicou o Delegado Péricles ao justificar a apresentação do PL. O deputado também acredita que a implementação desta Lei contribuirá para a economia do Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que o tratamento do câncer em estágios iniciais tem custos consideravelmente menores do que em estágios avançados. O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e, segundo o membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Gerson Mourão, 40% dos diagnósticos ocorrem antes dos 50 anos, o que reforça a necessidade de ampliar a mamografia de rastreamento. Reparação histórica A iniciativa de Delegado Péricles é vista por Gerson Mourão como uma reparação à “injustiça histórica com as mulheres de baixa renda no país”. A declaração foi feita durante a Cessão de Tempo dedicada por Péricles na Assembleia Legislativa, no início de fevereiro. Na ocasião, Mourão destacou que a recente polêmica gerada pela consulta pública aberta pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), vinculada ao Ministério da Saúde, sobre a regulação dos planos de saúde, serviu para retomar o debate sobre a indicação da mamografia no Brasil. “O movimento que conseguimos realizar em torno da tentativa da ANS de alterar negativamente os protocolos voltados para a detecção do câncer de mama em pacientes de planos particulares foi uma vitória da sociedade. No entanto, o debate precisa ser ampliado para algo ainda mais importante: a desigualdade no acesso básico aos serviços de saúde, a qual toda brasileira tem direito, independentemente de sua condição financeira. O que temos hoje é um sistema que favorece uma parcela da população que tem condições financeiras, em detrimento da maior parte que não as possui”, analisou Gerson Mourão. O Delegado Péricles acompanhou o posicionamento de Gerson Mourão e ressaltou a necessidade de um debate amplo sobre o tema. Ele afirmou que o Amazonas, que figura entre os Estados com as maiores taxas de óbitos por câncer de mama, deve assumir um papel de liderança, como fez ao ser o primeiro Estado a vacinar crianças e adolescentes contra o Papilomavírus Humano (HPV), principal causador do câncer do colo do útero. “Enquanto o governo federal deveria estar avançando nas políticas e diretrizes de rastreamento precoce do câncer de mama, ele trabalha para retroceder. Isso é inadmissível, precisamos avançar e equiparar esse direito entre as mulheres, mudando essa história de segregação”, pontuou Delegado Péricles. Tramitação O Projeto de Lei (PL) nº 142/2025 foi protocolado no dia 18 de fevereiro de 2025. Inicialmente, será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Amazonas (CCJR-Aleam), que verificará sua constitucionalidade, legalidade e técnica legislativa. Em seguida, será encaminhado à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será avaliado quanto ao impacto financeiro e à viabilidade econômica. Após essa etapa, o PL será analisado pela Comissão da Mulher e da Pessoa Idosa, que avaliará os impactos sobre esses grupos. Por fim, será submetido à Comissão de Saúde e Previdência Social, que examinará as implicações relacionadas ao sistema de saúde e previdência. Após essas fases, o projeto seguirá para deliberação no plenário Ruy Araújo, onde será votado pelos parlamentares. Caso aprovado, avançará para sanção ou veto do governador. Esse processo visa garantir uma análise criteriosa e aprofundada da proposta antes de sua possível transformação em Lei.
Ler mais
TIPO DE MATÉRIA
NÚMERO
PESQUISAR EXPRESSÕES NA EMENTA
ANO
Limpar consulta
img-comissão
COMISSÃO DE Constituição, Justiça e Redação
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Ética
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Obras, Patrimônio e Serviços Públicos
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Saúde e Previdência Social
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Segurança Pública, Acesso à Justiça e Defesa Social
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Assistência Social e Trabalho
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Empreendedorismo, Comércio Exterior e Mercosul
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento
Suplente
HOJE
segunda, 31 de março de 2025
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.
Skip to content