PERFIL

DA DEPUTADA

Joana Darc

Joana Darc Cordeiro de Lima é amazonense, mãe, casada, servidora pública concursada da Procuradoria Geral de Manaus (PGM) e bacharel em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA Manaus). A parlamentar também é médica veterinária pelo Centro Universitário Fametro, e declarada, desde sua infância, apaixonada pela causa dos animais.

Na adolescência, abraçou a causa da proteção animal, tornando-se voluntária de um grupo intitulado COMPAIXÃO ANIMAL, em 2010, onde deu seus primeiros passos na luta em defesa da fauna. No ano seguinte, Joana fundou a Organização Não Governamental (ONG) PATA – Proteção, Adoção e Tratamento Animal, e, somente depois disso, percebeu que os avanços para a causa estavam diretamente ligados às políticas públicas.

Defendendo essa bandeira, em 2016, ela foi eleita pela primeira vez para um cargo no Poder Legislativo, na posição de vereadora do município de Manaus pelo Partido da República (PR), com 3.261 votos, entrando como última e menos votada no pleito daquele ano.

Em 2018, após dois anos de mandato como vereadora, visando ampliar as leis para os animais no Amazonas, Joana decidiu ser representante popular do Estado, concorrendo uma vaga no cargo de Deputada Estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), pelo PR, vencendo a disputa e se tornando a mulher mais votada, com 25.707 votos, só na capital, totalizando 26.816 no Amazonas inteiro, ficando em 12º lugar na disputa geral.

Em 2022, foi reeleita deputada estadual do Amazonas pelo partido União Brasil. Ao fim da apuração, ela recebeu 87.182 votos (4,42% dos votos válidos), sendo a 2ª candidata com maior número de votos do Amazonas, a primeira mais votada na capital Manaus, e a mulher mais votada na história do Estado.

Joana é a primeira parlamentar eleita no Amazonas a levantar a bandeira do direito dos animais, que é um dos principais pilares de seu trabalho na política. Como deputada estadual, fez a indicação da criação e construção do primeiro Hospital Público Veterinário do Norte do Brasil, junto ao Poder Executivo, obra esta que está em construção desde 2022.

Foi responsável por idealizações pioneiras através de seu primeiro mandato de deputada estadual, como a criação do Castramóvel, unidade móvel que se desloca por bairros da Capital e do interior do Estado, promovendo castrações solidárias, em massa, para a sociedade. Projeto este que alcançou a marca de 17 mil castrações de animais no último ano, no Amazonas. Além disso, a parlamentar defende a criação do primeiro Castramóvel Fluvial do Mundo.

Não se limitando somente à causa animal, no seu primeiro mandato, Joana também defendeu a causa da Pessoa com Deficiência (PCD), dos idosos, da comunidade LGBTQIAP+ e da mulher amazonense.

Após a descoberta de uma gravidez atípica, com a chegada do pequeno Joaquim, que nasceu com uma alteração genética causada pela presença do cromossomo 21 extra, chamado de cromossomo do amor, Joana intensificou seus trabalhos pela causa PCD. A exemplo disso, o Amazonas possui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), fruto do requerimento n°4456/2020, de autoria da deputada.

Joana é a primeira deputada no Amazonas a usufruir do direito à licença maternidade de 120 dias. A deputada, inclusive, foi quem propôs a regulamentação do benefício na Aleam, pois o regimento interno da Casa não especificava as diretrizes sobre o assunto.

Por meio de solicitação ao Poder Executivo, através do requerimento nº 3.068 /2021, Joana Darc entregou aos idosos da capital o “Ônibus do Idoso”. Trata-se de um serviço itinerante que presta atendimentos psicossociais gratuitos e orientações sobre os direitos dos idosos para grupos da terceira idade da capital e Região Metropolitana de Manaus. Por essa e tantas outras demandas a favor da causa da pessoa idosa, em 2022, Joana foi agraciada com o título “Amiga do Idoso”.

Logo no início do seu primeiro mandato, Joana Darc, por meio do Projeto de Lei 81/2019, instituiu a Caminhada em Combate à Discriminação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBTFOBIA, no Estado do Amazonas, para combater a discriminação, promover e defender os direitos da causa LGBTQIAP+, causa esta a qual Joana foi escolhida para ser madrinha da Parada do Orgulho LGBTQIAP+ 2022.

Sendo a parlamentar mais produtiva da Aleam, durante todo o seu mandato, Joana Darc protocolou vários requerimentos e criou inúmeros projetos para a valorização e proteção da pessoa idosa, do PCD e, principalmente, da causa de proteção dos animais.

Atualmente, Joana é presidente da Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Aleam. Em 2019, a parlamentar foi escolhida pelo atual governador, Wilson Miranda Lima, para assumir a liderança do Governo na Assembleia Legislativa do Amazonas, sendo a primeira deputada mulher a assumir o cargo, na história da Casa Legislativa.

Joana Darc Cordeiro de Lima

Manaus (AM)

03/08

deputada.joanadarc@aleam.gov.br

(92) 3183-4383

  • Notícias
  • Proposições
  • Comissões
  • Agenda
Deputada Joana Darc propoe Cartilha Azul para disseminar direitos das pessoas com TEA no Amazonas
19.11.24 16:31h
Deputada Joana Darc propõe ‘Cartilha Azul’ para disseminar direitos das pessoas com TEA no Amazonas
A deputada estadual Joana Darc (UB) apresentou o Projeto de Lei (PL) nº 741/2024 que planeja instituir a “Cartilha Azul”, no Amazonas, com o objetivo de confeccionar e disponibilizar uma cartilha informativa para todos os pais e responsáveis de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), devidamente matriculados na rede estadual de ensino do Estado. O conteúdo da cartilha será composto pelos principais direitos legais das pessoas com TEA, de forma clara, exemplificada e ilustrativa, a fim de facilitar a compreensão do público-alvo, contendo direitos como atendimento prioritário, vagas de estacionamento prioritárias, transporte gratuito, entre outros. Vice-presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a deputada Joana Darc defende que a cartilha servirá como auxílio para os pais e responsáveis identificarem seus direitos na sociedade para garantir uma inclusão plena. “A cartilha vai servir como um suporte essencial para que as famílias compreendam seus direitos e busquem um atendimento adequado às necessidades do público. Muitos pais e responsáveis não têm pleno conhecimento das Leis que protegem as pessoas com TEA, o que pode dificultar o acesso a benefícios essenciais. Por isso, defendemos que seja implementada essa cartilha”, detalhou. A proposta planeja que a cartilha seja disponibilizada de forma gratuita, sendo em material impresso e digital. Ainda, a inclusão de vários formatos, como cartilhas, folders e cartazes, além do envio por meio eletrônico e aplicativos de mensagens, garante que o conteúdo chegue de forma eficiente ao público-alvo. Sobre o TEA O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. No Brasil, o autismo foi incluído no censo demográfico de 2020 por determinação da Lei nº 13.861, de 18 de julho de 2019. Atualmente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que haja dois milhões de brasileiros autistas, o que significa afirmar que 1% da população estaria no espectro.  
Ler mais
Deputada Joana Darc repercute o aceno positivo do presidente Lula sobre a pavimentacao da BR 319 no Amazonas 2 scaled
14.11.24 11:53h
Deputada Joana Darc repercute o aceno positivo do presidente Lula sobre a pavimentação da BR-319 no Amazonas
A deputada estadual Joana Darc (UB) celebrou, na quarta-feira (13/11), na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a fala do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que confirmou a pavimentação da BR-319 durante uma reunião em Brasília com senadores, deputados e prefeitos do Amazonas, na última terça-feira (12/11). A parlamentar destacou o anúncio feito pelo presidente Lula e da possível mudança de posicionamento da ministra Marina Silva, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil. Darc alega que recebeu a notícia com esperança e detalhou e ressaltou as áreas beneficiadas. “A gente recebe essa notícia com muita esperança porque esse é o sonho de muitos amazonenses que vivem essa realidade e sabem o quanto é necessária a BR-319 para o avanço do nosso Estado. Além disso, vamos ter as melhorias para diversas áreas, como saúde, economia, educação e, o melhor de tudo, para a dignidade do povo do Amazonas”, disse. Presidente da Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CPAMA) da Aleam, a parlamentar reiterou que é possível realizar as obras com a recuperação e pavimentação da BR-319 com todos os requisitos para a proteção da fauna e flora em torno da estrada. “Isso é um avanço, pois sabemos que é possível ter o progresso da BR-319 devidamente pavimentada, para o ir e vir das pessoas, com as questões ambientais, basta que tenha investimento e sensibilidade do Governo Federal. Espero que essa confirmação comece a sair do papel quanto antes”, finalizou. O tema da BR-319 é debatido e defendido pela parlamentar. A rodovia liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO), cruzando uma das regiões mais preservadas da Amazônia.  
Ler mais
Joana Darc defende a implantacao de Centros de Referencia e Atendimento Especializado para auxilio de PCDs e neurodivergentes no AM scaled
06.11.24 17:52h
Joana Darc defende a implantação de Centros de Referência e Atendimento Especializado para auxílio de PcDs e neurodivergentes no Amazonas
Autora do Projeto de Lei (PL) n° 1.066/2023, que institui diretrizes para a implantação de Centros de Referência e Atendimento Especializado às Pessoas com Deficiência (PcDs) e neurodivergentes, a deputada estadual Joana Darc (UB) defende que a integração social do público-alvo da propositura é fundamental para o desenvolvimento do paciente. Para a parlamentar, que é mãe atípica de uma criança com Síndrome de Down, a propositura é um avanço significativo na luta por mais espaços de inclusão social e assistência profissional para a causa da pessoa com deficiência no Amazonas. "Essa proposta traz a importância do acompanhamento dessas pessoas neurodivergentes e PcDs em vários espaços no Amazonas, sabendo que o diagnóstico precoce é fundamental para o desenvolvimento social. Quanto mais cedo pessoas autistas, por exemplo, tiverem seus respectivos atendimentos sendo realizados, maiores serão as chances de integração social", justificou. A proposta pretende auxiliar e facilitar a utilização dos serviços públicos existentes, por parte da população com deficiência e neurodivergentes. O PL n° 1.066/2023, aprovado na última terça-feira (5/11), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), segue para sanção governamental. Neurodivergentes De acordo com o texto da propositura, um indivíduo neurodivergente apresenta um funcionamento neurocognitivo atípico, ou seja, um funcionamento fora da média esperada. Isso inclui pessoas diagnosticadas com dislexia, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e síndrome de Tourette, por exemplo. Atendimento especializado A implantação das diretrizes possuirá atendimento psicossocial, médico e agendamento de consultas, além de ações e programas de inclusão em modalidades esportivas e de inclusão social. O PL destaca os atendimentos especializados com profissionais capacitados, como fonoaudiologia, pediatria, fisioterapia, psicologia e neurologia. Presidente da Comissão de Proteção aos Animais, a deputada Joana Darc ainda defende que as atividades possam ser feitas em conjunto com entidades que promovam a interação, recuperação e tratamento de PcDs e neurodivergentes em terapias com animais. “Os animais são essenciais para auxiliar na melhoria do bem-estar físico, emocional e psicológico das pessoas, principalmente crianças. Esse tipo de terapia é aplicada no Amazonas e, por meio dessa proposta, vamos ampliar a terapia assistida por animais. Inclusive, sou uma grande defensora desse método, pois une duas causas que luto no Estado”, afirmou. A proposta defende que o Poder Executivo poderá firmar convênio ou parceria com organizações e instituições para a realização de trabalhos e projetos de desenvolvimento intelectual e motor destas pessoas.  
Ler mais
TIPO DE MATÉRIA
NÚMERO
PESQUISAR EXPRESSÕES NA EMENTA
ANO
Limpar consulta
img-comissão
COMISSÃO DE Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência e Promoção Social
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Educação
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Mulher, da Família e da Pessoa Idosa
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Política sobre Drogas, Cidadania, Assuntos Indígenas, e Legislação Participativa
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Constituição, Justiça e Redação
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Cultura e Economia Criativa
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Turismo, Fomento e Negócios
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Turismo, Fomento e Negócios
Suplente
HOJE
quinta, 21 de novembro de 2024
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.
Skip to content