NOTÍCIAS

Programa Parlamento Jovem da Aleam muda visão de estudantes sobre a política

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

13.mai.2022 13:57h
img
Foto: Edmar Perrone

O programa Parlamento Jovem, realizado pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que acontece em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), tem modificado a visão de jovens estudantes, ao possibilitar a vivência do processo democrático em uma jornada com diplomação e exercício do mandato, experimentando a rotina do parlamento.

Depois de serem eleitos e tomarem posse, os 24 jovens parlamentares e seus 24 suplentes, encaram uma maratona parlamentar na Aleam, exercendo um mandato durante o tempo de execução do programa. Eles conhecem o funcionamento do Poder Legislativo, elegem a Mesa Diretora e participam da dinâmica de elaboração, discussão e votação de um projeto de lei.

Cada um dos 24 deputados jovens é apadrinhado por um deputado estadual e todas as despesas com vestuário, alimentação, pastas e material didático são custeados pela Assembleia Legislativa.

Cassandra Serejo, coordenadora do Parlamento Jovem, confirma o sucesso do programa desenvolvido pela Aleam. “Estamos tendo muitas solicitações de Escolas Estaduais querendo participar do Parlamento Jovem, mas não podemos atender a todas por conta da limitação de 24 jovens deputados e seus suplentes, então estamos direcionando para o projeto Conhecendo o Legislativo”, afirmou.

A coordenadora acrescenta que percebeu uma mudança na concepção que os jovens têm da política, após participarem das palestras. “No começo, quando iniciamos a palestra, vejo os jovens apáticos, com o pior conceito da política, sem ter noção de que tudo em nossas vidas é política. Eles entram de uma forma e saem de outra. Não esqueço uma fala de uma estudante que disse que a realidade política seria outra se todos tivessem oportunidade de assistir a uma palestra de educação cidadã antes de votar”, relembra.

Durante a semana ocorreram eleições no Colégio Brasileiro Pedro Silvestre; nas escolas estaduais Padre Pedro Gislandy e Natalia Uchôa e por fim, nesta sexta-feira (13), na Escola Estadual Coronel Pedro Câmara CMPM VIII, quando foram eleitos Brenon Valente dos Santos, como titular e Lucas Ozniel de Freitas Pinheiro (1º Suplente) e Rebecca Adriele Fernandes Duarte (2º Suplente).

Após passar pelo município de Presidente Figueiredo (distante 117 km de Manaus), o Parlamento Jovem segue para Parintins (369 km de Manaus) na próxima segunda-feira (16) quando Jovens Parlamentares serão eleitos.

Skip to content