NOTÍCIAS

Sinésio Campos concede Título de Cidadão do Amazonas ao diretor da Maternidade Ana Braga

Por Assessoria de Comunicação

08.abr.2025 10:02h
img
Foto: Danilo Mello / Aleam

Em Sessão Especial realizada na segunda-feira (7/4), no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Sinésio Campos (PT) entregou o Título de Cidadão do Amazonas ao diretor da Maternidade Ana Braga, Edilson Silva de Albuquerque, em reconhecimento à sua trajetória profissional e aos relevantes serviços prestados à saúde pública no Estado.

Durante o pronunciamento, Sinésio destacou a dedicação e o compromisso de Edilson com a saúde materno-infantil no Amazonas. “Estamos falando de um profissional que transformou a sua trajetória em uma missão de salvar vidas. Edilson Albuquerque honra o nome da Maternidade Ana Braga, unidade de referência que atende à população da zona Leste de Manaus e de todo o Estado. Sua atuação é marcada por inovação, cuidado e humanidade”, afirmou o parlamentar.

Natural de Monte Alegre (PA), Edilson Albuquerque se mudou para Manaus em 1997 para realizar o sonho de se tornar enfermeiro obstetra. Formou-se pela Universidade Nilton Lins, especializou-se em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e em Gestão Pública pelo Hospital Sírio-Libanês. É mestre em Saúde Pública pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Edilson Albuquerque idealizou projetos pioneiros, como o Juramento do Corte do Cordão Umbilical pelo Pai, que teve repercussão nacional. Já foi secretário municipal de Saúde em Monte Alegre (PA), gerente de maternidades em Manaus e secretário executivo de assistência da capital na SES-AM. Atualmente, comanda a Maternidade Ana Braga, considerada a maior maternidade pública do Amazonas.

Ao receber o título, o homenageado agradeceu emocionado e reafirmou o compromisso com a população amazonense.

“Hoje é um dia muito especial em minha vida. Quando cheguei a Manaus, eu era apenas um jovem de 22 anos, cheio de sonhos, queria me tornar enfermeiro obstetra e fazer a diferença na vida das pessoas. Fui acolhido e adotado com muito carinho pelos amazonenses. Obrigado, Amazonas, prometo continuar honrando esse título com o mesmo amor, a mesma dedicação e a mesma fé que me trouxeram até aqui”, declarou.

Skip to content